quarta-feira, 15 de junho de 2011


Grande parte das nossas doenças físicas são decorrentes de “emoções negativas”: estresse no trabalho, trânsito, excesso de atividades, baixa auto-estima, enfim, inúmeras situações. Mas considero a maior delas: Famílias desestruturadas. Quantas pessoas sendo “marcadas” por relacionamentos feridos entre seus familiares, quantas pessoas em função disto, se tornando incapazes de reproduzirem outros relacionamentos saudáveis, o que acarreta em solidão, complexo de inferioridade, sentimento de rejeição, amargura..

Enfim, entendo bem como é isso, pois já vivi na pele, para falar a verdade ainda vivo. No entanto, um dia tive que tomar uma decisão: ou passaria o resto da vida me lamentando ou lutaria para tornar essa realidade diferente, e eu optei por lutar. Confesso que há dias em que dá vontade de desistir de tudo, parece que nada do fazemos adianta, mas nessas horas me lembro das palavras do Pe. José Augusto em um dia na Canção Nova: “Por pior que seja a sua família, você não pode desistir dela.”

Sua família é sua raiz, se a raiz está doente, a árvore seca, e não adianta cortar a raiz, a conseqüência será a mesma. A saída é cuidar diariamente das doenças dessa raiz, para que não acabemos “secos” interiormente. Mas para isso, é preciso persistência, cultivo, é preciso regá-la, não com água, mas com paciência, carinho, gentileza, perdão, diálogo e o mais importante: oração.

Lembremo-nos daquela passagem da Bíblia onde há 3 anos a figueira não dava frutos e o dono da vinha, cansado, já queria cortá-la, mas o viticultor intercede pedindo que o Senhor a deixe por mais um ano: “Cavarei em redor e lhe darei adubo. Talvez depois disso volte a dar frutos”

Não cessemos de lutar pelos nossos, assim como aquele viticultor. Peçamos ao Espírito Santo o dom da paciência, da piedade, da fortaleza para suportar todas as tribulações.

“Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós alcançareis” Mt 21,22

Um comentário:

  1. ...mto difícil...mas farei o q for possível...acredite =/

    ResponderExcluir